Coringa, o vilão mais amado do mundo!

by Luciana Chaud on April 29, 2020

O super vilão dos cinemas (e HQs) tem nome: Coringa

Mesmo sem ter nenhum super poder, Coringa é o vilão mais popular e temido de todos os tempos. 

Com o título de  “Arlequim do ódio” e “Príncipe Palhaço do Crime”, o Coringa é conhecido e reconhecido pela sua crueldade e insanidade sem limites. O arqui inimigo do Batman é tido por muitos de seus fãs como um psicopata com um senso de humor bizarro. Ele tem prazer em ver a desgraça alheia e adora fazer piadas com isso, o que o torna ainda mais cruel.

Completamente oposto visualmente de seu inimigo, o Coringa, com seus trajes coloridos e cara de palhaço não foi uma unanimidade. Lá no comecinho, o vilão com sorriso de palhaço foi vetado pelos executivos da DC, afinal, para eles não fazia sentindo um vilão ter a cara de um palhaço. Ainda bem que seu criador, Jerry Robinson conseguiu convencê-los e hoje a gente tem esse ícone do mal para ver e falar! 

é bem verdade, que durante os anos 50 e 60, a DC Comics preferiu dar ao vilão um ar menos violento, obedecendo a indicação de alguns críticos. Sua personalidade violenta retornou com tudo na década de 80 e chegou a ter uma capa censurada considerada perturbadora.

O Coringa não tem uma história definida como original. Em vários momentos, tantos nos quadrinhos, quanto no cinema, as histórias sobre sua origem se confundem.

A mais “aceita” digamos assim, é a que nos foi apresentada no filme Batman, de 1989, onde a morte trágica de sua esposa e de seu filho o levam para a vida do crime. Batman consegue frustrar a maioria de seus crimes, mas em um dos assaltos, no qual usava um capuz vermelho, Coringa cai em um tonel de produtos químicos. Os produtos mudam sua aparência e ajudam a por fim na sua pouca sanidade. 

Com uma obsessão desmedida pelo Batman, o Joker já enfrentou também outros heróis, como o Superman e a Mulher Maravilha sempre usando sua única arma, o Gás do Riso, um gás tóxico que mata a vítima e a deixa com a pele branca e um sorriso doentio no rosto, como o do próprio Joker.

Sua trajetória transcende os quadrinhos e os games e chegou aos cinemas em 1989 pelas mãos do produtor Tim Burton, que resgatou a versão demoníaca do Coringa, interpretado pelo Jack Nicholson, em Batman.

Nos filmes seguintes da trilogia Batman de 1995 e 2005, o Joker não aparece representado em um personagem, mas sua presença em flashbacks e pesadelos deixa claro que o Coringa é responsável pela morte dos pais de Bruce Wayne.

Em Batman - Cavaleiro das Trevas, de 2008, o Coringa foi majestosamente interpretado por Heade Leager em uma versão lendária, que conta algumas histórias de como conseguiu suas cicatrizes. Com um perfil mais sombrio e agressivo, muitos consideram essa “versão” a melhor representação de todas, que rendeu o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante em 2009.

Em Esquadrão Suicida, de 2016, o Coringa foi interpretado pelo ator e cantor Jared Leto. Com um visual diferente, obturações nos dentes e corpo cheio de tatuagens, essa “versão” não agradou muito os fãs e a mídia em geral e logo foi deixado de lado.

Foi no final de 2019 que o Coringa ganhou seu filme solo - Joker - estrelado por Joaquim Phoenix e que teve 11 indicações ao Oscar de 2020. O filme conta a tão esperada história da origem do personagem e sua transformação de Arthur Fleck em Coringa. A história é uma adaptação de tudo que já haviam falado sobre sua origem nos quadrinhos e nos filmes mais antigos e nos leva a crer que Batman e Coringa são irmãos.

No cinema a história acaba aí, mas nos Jogos eletrônicos a coisa vai mais longe. Além de aparecer nos jogos da versão Batman, o Coringa também está no jogo de luta Mortal Kombat x DC Universe e no Mortal Kombat 11 como personagem jogável e na série de jogos Lego Batman.

A franquia Joker tem centenas de produtos licenciados em todo o mundo. No Brasil, a Spirit One é a única empresa de capas e acessórios para celulares oficial e licenciada da WarnerBros. São cases e carregadores portáteis com estampas oficiais. Confira no site.

LEAVE A COMMENT

Please note, comments must be approved before they are published


BACK TO TOP
Promo box

Recentemente Comprado

Product name

info info